-->

Ementa

A proposta do seminário é compreender o sentido político da gênese e desenvolvimento dos estudos comparados em educação, sua relação com os diferentes contextos internacionais e seu potencial acadêmico para a compreensão dos fenômenos educacionais nacionais. Será enfatizada a perspectiva sócio‐histórica para a compreensão das políticas educacionais contemporâneas na América Latina.

Serão tratados os seguintes temas:

• A comparação como mecanismo de pensamento e conhecimento
• Diferentes noções de ‘desenvolvimento’ e sua influencia na pesquisa comparada em educação latinoamericana.
• Comparação como forma de regulação política e governança
• Tensão entre pesquisa acadêmica e avaliação técnica internacional
• Tendências contemporâneas de pesquisa comparada em educação
• Convergências e divergências nas políticas educacionais na América Latina nos anos 1990
• Comparação como estratégia de pesquisa em educação: construção de problemas de pesquisa comparáveis,pergunta de pesquisa, a escolha das categorias de análise, definição e unificação de critérios de analise entre equipes nacionais, etc.

CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O PROGRAMA COMPLETO DA DISCIPLINA

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More